terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Na falta de sapatos oferecemos nossas tamancas

Na falta de sapatos oferecemos nossas tamancas

Este blog tem como valores a democracia, a liberdade, o respeito ao meio ambiente, a justiça social e a fraternidade e tolerância entre os povos. Afirmamos isto porque a manifestação intempestiva de um jornalista iraquiano, que atirou na cabeça do Sr. Bush Júnior um par de sapatos quando de sua visita ao Iraque no dia 15 de dezembro, pede nossa contribuição.

Somos visceralmente contra qualquer guerra ou qualquer ato de terror. A razão é simples: a violência contra a vida é a barbárie. Não há justificativa para que civis – não importa se homens, mulheres ou crianças – morram em nome de qualquer bandeira, seja ela de um país, religião ou cultura.

As relações entre ocidente e oriente – em especial com o mundo árabe – carecem de uma perspectiva histórico-cultural para atenuar seus inevitáveis impactos, o que Bush Júnior e seus falcões nunca tiveram. Isto sem falar da ganância das empresas petrolífera e bélica.

No entanto, não queremos aqui fazer qualquer análise. O que importa é que não há justificativas para a guerra do Iraque nem aos ataques terroristas de 11 de Setembro.

Desta forma, queremos aqui dar nossa contribuição: preferimos os tiros de sapatos aos tiros de canhão. Esta é a nossa contribuição. Na falta de sapatos oferecemos nossas tamancas.

Um comentário: